Conheça os diferentes tipos de reboque usados no DF para carros, utilitários e caminhões e saiba qual equipamento é o ideal para o seu veículo.
Quando um veículo quebra, a primeira reação é pensar em “chamar um guincho”. Mas você sabia que existem diferentes tipos de guincho em Brasília, cada um projetado para uma categoria de veículo? Enviar o equipamento errado pode atrasar o resgate e até causar danos ao seu patrimônio.
Entender qual reboque é o certo para sua necessidade é simples e garante um atendimento mais eficiente e seguro. Seja para um carro, uma van ou um caminhão, existe uma solução adequada.
Guincho para carros de passeio
O mais comum para hatches, sedans e SUVs compactos. Utiliza caminhão-plataforma hidráulico, que coloca o carro inteiramente sobre a plataforma. É o método mais seguro e ágil para situações urbanas de pane, pneu furado ou colisão leve.
Guincho para utilitários
Pick-ups, SUVs grandes e vans como Sprinter e Ducato exigem plataforma mais longa e reforçada, com maior capacidade de carga. Além disso, são usadas cintas de amarração resistentes e pontos de ancoragem específicos.
Guincho para caminhões
Operação especializada que usa lança ou torre hidráulica (braço mecânico que suspende parte do veículo). Atende caminhões de vários portes, ônibus e até máquinas agrícolas. Necessita de operador treinado em mecânica pesada e freios a ar.
Como escolher o ideal
A responsabilidade é da empresa de reboque, mas você deve fornecer informações corretas:
- Qual é o veículo? Informe marca e modelo exatos.
- Qual é a situação? Pane, acidente, rodas travadas, etc.
- Onde ele está? Endereço e condições de acesso (garagem subterrânea, rua estreita, terreno irregular).
Com esses dados, a equipe envia o guincho certo para o seu resgate.
Veja também: Diferença entre reboque e guincho • Guincho para motos em Brasília
Atendimento para veículos leves e pesados em todo o DF.
FAQ – Perguntas Frequentes
O guincho que leva um carro pode levar uma van?
Depende do tamanho. Vans leves podem ir em plataformas padrão, mas modelos longos e pesados, como Sprinter longa, precisam de guincho para utilitário.
Por que o guincho para caminhão é mais caro?
Porque envolve equipamentos maiores, operadores especializados e logística mais complexa, exigindo tempo e cuidados extras.
*As informações são de caráter informativo. Confirme sempre com a empresa contratada.